domingo, 27 de novembro de 2011

FORMULA 1 : Mark Webber vence chocho Grande Prêmio do Brasil de F-1

Mark Webber vence chocho Grande Prêmio do Brasil de F-1

Australiano contou com falha no câmbio de Sebastian Vettel para ficar em primeiro; Brasil encerra ano sem pódios

  • Webber (Foto: Ricardo Moraes/reuters) Webber vence o GP Brasil de 2011 (Foto: Ricardo Moraes/reuters)
Publicada em 27/11/2011 às 15:38
São Paulo (SP)
A esperada chuva não caiu em Interlagos neste domingo e um monótono Grande Prêmio do Brasil teve a vitória de Mark Webber. O australiano da Red Bull contou com alegadas falhas no câmbio do carro do companheiro Sebastian Vettel para vencer sua primeira prova no ano e a segunda no Brasil - a primeira foi em 2009. Campeão da temporada, Vettel ainda completou em segundo, à frente da Ferrari de Fernando Alonso.

Jenson Button terminou em quarto lugar com seu McLaren e acabou o ano como vice-campeão. O inglês ficou com 267 pontos, contra 258 de Webber e 257 de Alonso. Dono do título desde o Grande Prêmio do Japão, com quatro provas de antecedência, Vettel ficou com 392 pontos.

Os brasileiros encerraram o ano com mais uma corrida para esquecer. Felipe Massa fez prova discreta e completou em quinto. Já Rubens Barrichello completou em 14º e Bruno Senna, que se envolveu num incidente com Michael Schumacher e foi punido, fechou em 17º. Com este resultado, o Brasil fechou o ano sem pódios - foi a quinta vez que isso aconteceu desde que Emerson Fittipaldi estreou na F-1, em 1970.

Também marcaram pontos em Interlagos, da sexta à décima colocações, respectivamente, Adrian Sutil (Force India), Nico Rosberg (Mercedes), Paul di Resta (Force India), Kamui Kobayashi (Sauber) e Vitaly Petrov (Renault). A chata corrida também foi econômica em abandonos, com só quatro: Vitantonio Liuzzi (falha mecânica), Lewis Hamilton (câmbio), Pastor Maldonado (saída de pista) e Timo Glock (roda solta depois de um pit stop).

A CORRIDA

Vettel partiu muito bem da pole, seguido de perto por Webber e Button. Alonso, por sua vez, fez largada agressiva e passou por Hamilton, enquanto Massa ganhou o sexto lugar de Nico Rosberg. Quem teve problemas na primeira volta foi Barrichello, que caiu de 12º para 20º, enquanto Bruno Senna manteve o nono lugar.

Enquanto a dupla da Red Bull partia em disparada, Senna era pressionado por Michael Schumacher. O heptacampeão tentou ultrapassar o brasileiro no fim da reta dos boxes e os carros se tocaram duas vezes, o que furou o pneu traseiro esquerdo da Mercedes e danificou a asa dianteira do Renault. Os comissários entenderam que Bruno foi culpado e o puniram com uma passagem pelos boxes.

Já na frente, Vettel passou a relatar problemas na troca da primeira para a segunda marcha e, depois dificuldades com as demais marchas, o que o fez reduzir o ritmo e permitiu a Webber tomar a ponta na volta 17. Pouco antes, Alonso assumia o terceiro lugar com linda ultrapassagem sobre Button no Laranjinha.

Depois, o comportamento do carro de Vettel se normalizou e ele passou a virar no mesmo ritmo de Webber, mas sem ameaçá-lo. Já Button recuperaria o terceiro lugar quase no fim da prova, quando ele e Alonso tinham pneus duros, com uma ultrapassagem mais fácil na freada do fim da reta oposta.

Enquanto isso, uma disputa que se desenhava interessante, novamente entre Massa e Hamilton, pelo quinto lugar, acabaria antes de começar. O brasileiro vinha numa tática de apenas dois pit stops, contra três do inglês, que ficou em sexto após seu último pit stop. Mas o câmbio do McLaren quebrou e Massa ficou sossegado em quinto.

Sem ser ameaçado, Webber rumou tranquilo para a vitória, com quase 20 segundos de frente para Vettel, que reduziu o ritmo nas últimas voltas.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DO BRASIL

1º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault
2º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault
3º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes
4º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari
5º - Felipe Massa (BRA) Ferrari
6º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes
7º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m13s050
8º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes
9º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari
10º - Vitaly Petrov (RUS) Renault
11º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari
12º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari
13º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari
14º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth
15º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes
16º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Renault
17º - Bruno Senna (BRA) Renault
18º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Renault
19º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth
20º - Daniel Ricciardo (AUS) HRT-Cosworth

Abandonos
Vitantonio Liuzzi (ITA) HRT-Cosworth - Volta 61
Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - Volta 46
Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - Volta 26
Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - Volta 21



FONTE LANCENET

Nenhum comentário:

Postar um comentário