Coritiba bate o Fla, que vê chances de título diminuirem
Time paranaense quase não teve seu gol ameaçado pelo Rubro-Negro. Juiz não marcou pênalti claro em cima de Ronaldinho
Publicada em 13/11/2011 às 19:01
Curitiba (PR)
Parece replay, mas não é. O Coritiba venceu o Flamengo com facilidade por 2 a 0 no Couto Pereira e praticamente acabou com as chances de título do time carioca. Com o resultado, o Coxa pulou para a nona colocação, com 51 pontos e ainda sonha com um milagre para ir à Copa Libertadores 2012. Do outro lado, com a vitória do Figueirense sobre o Atlético-MG, sábado, o Rubro-Negro ficou no sexto lugar e saiu da zona de classificação para a competição continental. Agora, a distância para o líder Corinthians é de seis pontos.Curitiba (PR)
DOMÍNIO DO COXA. FLA ATORDOADO
O jogo no Couto Pereira começou corrido e bastante disputado, principalmente no meio-campo. As equipes marcavam forte e não davam espaços para os homens de criação - Ronaldinho e Thiago Neves de um lado e Rafinha e Davi do outro - aparecerem. A única exceção ficou por conta de uma arrancada pelo lado esquerdo de Thiago Neves aos 7 minutos. O camisa 7 cruzou, a bola passou por toda a área e Deivid não alcançou na segunda trave.
A partida seguiu equilibrada até os 10 minutos, quando o Coritiba começou a botar a bola no chão e dominar as ações. A torcida, empolgada com os dois gols do Corinthians em cima do rival Atlético-PR, se empolgou e passou a cantar alto. Enquanto isso, Vanderlei Luxemburgo reclamava demais e foi advertido pelo juiz Jailson Macedo Freitas.
Ronaldinho Gaúcho, até então apagado em campo, começou a chamar mais o jogo, mas sofria com a dura marcação e recebeu três faltas quase seguidas. O Flamengo sofria com as atuações apagadas de Thomás, que escorregava sempre que recebia a bola, e Renato, que não marcava nem ajudava o ataque. Com isso, os rápidos Rafinha, Davi e Marcos Aurélio se soltavam para cima de David Braz e Angelim, que recebeu cartão amarelo após falta dura em Leonardo.
Aos 28, o experiente zagueiro rubro-negro cometeu mais uma infração, desta vez na entrada da área. Léo Gago rolou para Marcos Aurélio, que bateu forte e obrigou Felipe a fazer ótima defesa. Na cobrança do escanteio, o próprio Marcos Aurélio levantou a bola na área e, após desvio na primeira trave de Emerson, Leonardo apareceu pra marcar, livre na pequena área.
O Flamengo não teve nem tempo para se recuperar do primeiro baque. Aos 35, Maranhão roubou a bola de Ronaldinho e avançou livre até a entrada da área. Ele chutou e a bola desviou em David Braz, encobrindo Felipe e tirando qualquer possibilidade de defesa do goleiro. 2 a 0 para o Coxa.
No lance seguinte, a polêmica do jogo. Junior Cesar cruzou da esquerda e a bola sobrou livre para Ronaldinho. Na hora do chute ele foi derrubado e o juiz erroneamente marcou apenas escanteio. O Fla não teve nenhum pênalti marcado a favor no Brasileiro 2011. Com a derrota parcial, Luxemburgo começou a mexer no time. Willians, reintegrado ao elenco na última semana, entrou no lugar do apagado Thomás.
O primeiro tempo chegou ao fim com sete finalizações para o time paranaense e nenhuma para o Fla.
JOGO MORNO NO SEGUNDO TEMPO
Tentando mudar o panorama do jogo, Vanderlei tirou o volante Airton e pôs o chileno Fierro. Já o técnico Marcelo Oliveira parece ter orientado os seus jogadores a esperarem o Flamengo no campo de defesa em busca de um contra-ataque que acabaria com as pretensões dos cariocas.
A mudança até surtiu efeito nos primeiros minutos, quando o Rubro-Negro ensaiou uma pressão em busca do primeiro gol: R10, aos quatro minutos, bateu com perigo em direção a meta de Vanderlei. Apesar do bom início do Fla, foi o Coxa quem conseguiu uma boa chance com Rafinha aos 10. No minuto seguinte, Ronaldinho apareceu na segunda trave após escanteio cobrado por Thiago Neves e, pressionado pela zaga, chutou para fora.
Mesmo esperando o Flamengo, as melhores chances seguiam sendo do Coritiba. Aos 19, Rafinha puxou contra-ataque e chutou em cima da zaga. E aos 22, Marcos Aurélio entrou na área e bateu cruzado rasteiro. Everton Costa, que entrou no lugar de Davi, chegou atrasado.
O jogo seguia morno até Felipe aparecer bem aos 24. O goleiro pulou heroicamente nos pés de Leonardo e tirou a bola com as pontas dos dedos. Caso o atacante passasse, ficaria com o gol livre. Nesse momento, Ronaldinho, que não acertava nada, era figura nula em campo e estava perdido na marcação dos volantes do Coritiba. Do outro lado, Rafinha comandava o ritmo paranaense.
Fierro e Deivid bem que tentaram e chutaram sem perigo para o goleiro Vanderlei, mero espectador do jogo. Aos 42, a última chance do Fla: falta de Leandro Donizete em Thiago Neves perto da área. Na cobrança, Ronaldinho bateu com perigo por cima do gol. Aos 47, outro lance de bola parada, e R10 bateu - novamente - com perigo. Junto da pelota, as chances do Flamengo conquistar o título do Campeonato Brasileiro também foram embora.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 2 X 0 FLAMENGO
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Data/horário: 13/11/2011 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Marcio Lopes Leal (BA)
Renda e público: Não divulgado
Cartões amarelos: Everton Costa, Leandro Donizete e Lucas Mendes (COR); Ronaldo Angelim, Renato e Felipe (FLA)
Gols: Leonardo 29'/1ºT (1-0) e Maranhão 35'/1ºT (2-0)
CORITIBA: Vanderlei; Maranhão, Jéci, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi (Everton Costa 20'/2ºT); Marcos Aurélio (Leandro Donizete 34'/2ºT) e Leonardo (Bill 28'/2ºT) - Técnico: Marcelo Oliveira.
FLAMENGO: Felipe; Léo Moura (Jael 26'/2ºT), David Braz, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton (Fierro - Intervalo), Renato, Thomás (Willians 36'/1ºT), Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
FONTE LANCENET!
Nenhum comentário:
Postar um comentário