quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Novo formato da copa do Brasil deve beneficiar equipes de expressão

Novo formato deve beneficiar equipes de expressão

Mudança na Copa do Brasil, anunciada nesta quinta pela CBF, dá ao vencedor a chance de lutar pelo bi no ano seguinte

  • Eder Luis - Coritiba x Vasco (Foto: Cleber Mendes) Coritiba e Vasco fizeram a final da Copa do Brasil deste ano, sendo vencida pelos cariocas (Foto: Cleber Mendes)
Publicada em 01/12/2011 às 13:27
Rio de Janeiro (RJ)
Contando com 64 equipes atualmente, a Copa do Brasil irá aumentar o número de participantes, a partir de 2013, para 86 clubes. Nesta quinta-feira, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou, em coletiva realizada no Rio de Janeiro, que o torneio contará também com equipes que disputarem a Copa Libertadores no mesmo ano.
O objetivo, segundo a entidade máxima do futebol brasileiro, é valorizar ainda mais a Copa do Brasil, que deverá começar no início do primeiro semestre e terá seu término no mês de novembro. Com isso, as quatro melhores equipes do Campeonato Brasileiro do ano anterior, que automaticamente se classificam para o torneio intercontinental, mais o último campeão da Copa do Brasil, estarão garantidos na edição seguinte. Essas equipes entrarão na competição já nas oitavas de final, após o fim do torneio intercontinental.


O atual formato da Copa do Brasil, que não conta com equipes da Libertadores, está em vigor desde a temporada 2001. Na ocasião, Palmeiras, Cruzeiro, Vasco e a sensação daquela época, o São Caetano, não participaram do torneio, por estarem disputando a Libertadores. Além dessas equipes, outras clubes de expressão do país também foram 'penalizados' com esta medida.
Time que encantou o país em 2002, o Santos de Diego e Robinho acabou conquistando o Brasileirão daquele ano e chegou à final da Libertadores em 2003, perdendo o título para o Boca Juniors. Com isso, a Copa do Brasil deixou de ver naquele ano os dribles e as pedaladas dos Meninos da Vila.
Santos, de Robinho, não participou da Copa do Brasil de 2003 (Foto: Ari Ferreira)

Em 2010, o Peixe também mostrou um futebol bonito, graças a dupla Neymar e Ganso, e se tornou campeão da Copa do Brasil ao bater o Vitória. Com a base mantida este ano, a equipe da Vila levou o caneco da Libertadores e, caso estivesse participando, seria forte concorrente a levar o bi do torneio Nacional.
No ano da primeira edição do Brasileiro por pontos corridos, em 2003, o Cruzeiro dominou a temporada, conquistando a tríplice coroa (Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão), mas, em 2004, acabou não participando do torneio Nacional e não fez uma boa a Libertadores.
Este ano, o Timão caiu na Libertadores precocemente (Foto: Tom Dib)
Neste período, a equipe que mais deixou de participar da Copa do Brasil foi o São Paulo. O Tricolor paulista esteve em todas as edições da Libertadores, entre 2004 e 2010, sendo campeão na edição de 2005. Com isso, o São Paulo não teve oportunidades de brigar pelo título da Copa do Brasil único troféu que ainda falta para a galeria do clube.
A mudança no formato da Copa do Brasil também vai beneficiar equipes que tiverem insucesso no início da temporada. É o caso do Corinthians que, este ano, foi desclassificado pelo Tolima-COL na primeira fase da Libertadores, não avançando para a fase de grupos. Como não poderia participar do torneio nacional, o clube do Parque São Jorge disputou apenas o Estadual no primeiro semestre.
Veja as equipes que deixaram de disputar a Copa do Brasil neste período:
Ano       Clube
2001Palmeiras, Cruzeiro, Vasco e São Caetano
2002Grêmio, São Caetano, Atlético-PR e Flamengo
2003Santos, Grêmio, Paysandu e Corinthians
2004São Paulo, Santos, São Caetano, Cruzeiro e Coritiba
2005São Paulo, Atlético-PR, Santos, Palmeiras, Santo André
2006São Paulo, Internacional, Goiás, Palmeiras, Corinthians e Paulista
2007São Paulo, Internacional, Grêmio, Santos, Flamengo e Paraná
2008São Paulo, Santos, Fluminense, Flamengo e Cruzeiro
2009São Paulo, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e Sport Recife
2010São Paulo, Internacional, Cruzeiro, Flamengo e Corinthians
2011Santos, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Fluminense e Corinthians


FONTE LANCENET!

Nenhum comentário:

Postar um comentário