Especial Zico 60 anos: A vida de Arthur
Após décadas, Quintino ainda carrega as lembranças da infância de Zico
O local onde Zico nasceu e passou a infância foi preservado pela família Antunes e ainda carrega, mesmo depois de tanto tempo, um clima de nostalgia e orgulho por ter formado o maior ídolo da História do Flamengo. Fernando Antunes, um dos irmãos de Zico, mora até hoje em Quintino e lembra de como as características do Galinho foram formadas na infância.
– O Zico foi feito aqui na Lucinda Barbosa, não foi no Flamengo. Ele aprendeu a jogar futebol nas peladas aqui de Quintino, até mesmo no Juventude, time do bairro – afirmou Fernando.
Ao chegar no Flamengo, em 1967, Zico traçou uma rotina exemplar para um jogador de futebol que tinha apenas 14 anos. O Galinho acordava com o pai às 5h e passava na mercearia do Antônio Teixeira, hoje com 74 anos, para comprar o tradicional pão de mel antes de seguir para a Gávea.
– Todo dia Zico passava por aqui e comprava pão de mel. Era o preferido – relembrou o comerciante.
Após treinar e almoçar na Gávea, Zico ia até o Colégio Rivadávia Correia, no Centro, onde estudava com os irmãos, e voltava para Quintino apenas às 21h.
– Zico foi muito responsável desde criança. Nada caiu do céu para ele. Entre 1967 e 1971 meu irmão ficava o dia inteiro fora de casa e não reclamava. Aos sábados, por exemplo, enquanto a molecada ia para a farra, ele ficava em casa descansando para no domingo jogar a pelada com os amigos – disse Fernando.
Zico assinou o primeiro contrato como profissional do Flamengo em 1973, fruto de toda a dedicação que deu ao futebol na infância. O resto da história todos já sabem.
FONTE LANCENET!
Nenhum comentário:
Postar um comentário