domingo, 10 de março de 2013

Botafogo conquista a Taça Guanabara, na primeira final de Seedorf

 

Lateral-direito Lucas faz o gol do título alvinegro sobre o Vasco no Engenhão e craque holandês estreia em decisão com a camisa do Fogão com o pé direito

 
 

HOME - Botafogo campeão da Taça Guanabara (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
ssim como na semifinal contra o Flamengo, tinha contra o resultado do empate. E mais uma vez, foi atrás do único resultado que interessava. Diante de um Engenhão lotado, o Fogão derrotou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, levantou a Taça Guanabara pela sétima vez e garantiu vaga na final do Campeonato Carioca.
O lateral-direito Lucas foi o heroi alvinegro. Próximo do fim da partida, aos 35 minutos, o camisa 2 estufou as redes do goleiro Alessandro para explodir a torcida botafoguense no Engenhão. O jogo deste domingo também marcou a primeira decisão do holandês Clarence Seedorf desde que decidiu defender as cores do Glorioso, em julho do ano passado. O craque começa com o pé-direito em General Severiano.
Os dois clubes voltam a campo já no próximo fim de semana, pela estreia na Taça Rio, segundo turno do Estadual. O campeão da Taça Guanabara enfrenta o Quissamã no sábado, às 18h30, no Engenhão. Já o Cruz-Maltino recebe o Volta Redonda no domingo, às 16h, em São Januário.
O JOGO
Com a vantagem de levantar o caneco empatando a decisão da Taça Guanabara, o Vasco começou a partida de forma recuada. Sim, o Cruzmaltino conseguiu esta vantagem por ter feito uma melhor campanha na fase de grupos em relação ao Botafogo, benefício do regulamento do Carioca deste ano, mas é decepcionante não a só o seu torcedor, mas como a todas as pessoas que gostam de futebol, a falta de ofensividade em jogos que apresentem esta situação.
Apesar de estar recuado, a primeira boa chance de gol na partida desta tarde no Engenhão foi a favor do Vasco. Aos nove minutos da etapa inicial, Nei tocou para Eder Luis, que cruzou para Carlos Alberto sozinho na pequena área. Porém, sem ângulo para uma boa finalização, ele acabou mandando a bola na rede pelo lado de fora.
O Botafogo estava mais presente no campo de ataque durante grande parte do tempo - tanto que teve 62% de posse de bola no primeiro tempo, contra 38% de posse do Vasco - mas esbarrava em erros no último passe e em até defesas de Alessandro, goleiro cruzmaltino, que foi um dos nomes da decisão por parte do clube de São Januário.
A primeira prova disto foi aos 35 minutos. Bolívar achou Fellype Gabriel na entrada da área, que chutou forte, mas a bola acabou subindo demais. Quatro minutos após, foi a vez do goleiro Alessandro fazer milagre em finalização de Lodeiro. O primeiro tempo da final do primeiro turno do Campeonato Carioca terminou sem gols e com título indo para o Vasco.
O panorama do segundo tempo permaneceu praticamente o mesmo do apresentado antes do intervalo. O Botafogo continuava mais ofensivo, enquanto o Vasco seguia recuado por ter a vantagem do empate para conquistar o título. E a primeira chance do Alvinegro apareceu aos cinco minutos, quando Seedorf cobrou falta na cabeça de Bolívar, que cabeceou para baixo, obrigando Alessandro a fazer mais uma grande defesa, apesar do auxiliar assinalar impedimento de forma correta.
Mais dois lances importantes para o Botafogo aconteceram aos dez e 12 minutos da etapa final. No primeiro, Lodeiro foi lançado na área e Alessandro chegou forte e derrubou o jogador do Alvinegro dentro da grande área. Os torcedores pediram a marcação da penalidade, mas o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães acabou mandando o lance seguir. De forma errada, já que o goleiro do Vasco acertou a bola e também o Lodeiro. Na segunda, Lucas cruzou para Vitinho, que desviou para fora e desperdiçou uma ótima chance. Era para ter trabalhado mais a finalização nesta jogada.
Aos 26 minutos, Carlos Alberto e Bernardo, os dois jogadores do Vasco, acabaram se desentendendo após o lance em que o Bernardo mandou a bola para Carlos Alberto que, ao invés de bater, tentou passar por três e acabou tocando de volta para Bernardo. Porém, estava em posição de impedimento. Uma jogada equivocada que acabou mexendo com o ânimo do Vasco nos minutos seguintes.
E o retrato disso ficou claro aos 35 minutos, quando o Botafogo, que foi mais ofensivo do que o Vasco desde o início da partida, marcou o gol do título com Lucas. Seedorf começou a jogada dando um bonito passe de calcanhar para Julio Cesar, que mandou a bola na área. Ela passou por todos e Bolívar a pegou. O zagueiro rolou para Lucas que não desperdiçou desta vez e colocou o 1 a 0 no marcador a favor do Botafogo.
O Vasco chegou a empatar novamente a partida aos 38 minutos, mas o gol foi anulado de forma correta pela arbitragem, que assinalou impedimento de Renato Silva, após rebote de Jefferson em cobrança de falta de Fellipe Bastos. Não deu tempo de mais nada. Botafogo campeão da Taça Guanabara 2013 e de forma merecida, já que buscou o gol a todo minuto. Que o Vasco use o jogo deste domingo de lição para quando novamente tiver com vantagem do empate no futuro, não ficar tão recuado e buscar fazer o simples para sair campeão.
FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 1 BOTAFOGO
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 10/03/2012 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Michael Correia (RJ)
Renda/público: R$ 1.617.180,00 / 32.770 pagantes
Cartões amarelos: Wendel, Eder Luis, Thiago Feltri, Abuda, Carlos Alberto (VAS) e Marcelo Mattos, Seedorf, Jefferson (BOT)
GOL: Lucas 35'/2ºT (0-1)
VASCO: Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri (Fellipe Bastos 28'/2ºT); Abuda, Wendel (Dakson 38'/2ºT), Pedro Ken e Carlos Alberto; Bernardo (Romário 38'/2ºT) e Eder Luis. Técnico: Gaúcho.
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Vitinho intervalo), Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro (André Bahia 45'/2ºT); Rafael Marques (Bruno Mendes 21'/2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

FONTE LANCENET!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário